Gosto do Porto

Posted on Mer 20 décembre 2023 in viagens

Concordas com este texto? O que é que achas que não está correto?

Não sei onde é que este artigo fui encontrado, mas parece-me que é um artigo comercial ou seja, o artigo não é a opinião da pessoa que o escreveu, mas fui escrito com o objectivo de promover ou vender um produto. Neste caso, o produto é de vender apartamentos no Porto para pessoas que não conhecem o Porto. Acho que há generalidades que são tão gerais que devem estar erradas.

Por exemplo, no primeiro parágrafo, a palavra « cosmopolita » é usada. Não concordo. É verdade que não há só portugueses no Porto mas comparativamente com outras cidades que tenho na minha cabeça quando ouço a palavra « cosmopolita » penso em cidades com Nova Iorque ou Paris onde acho que a diversidade das pessoas ali é mais importante do que no Porto. No Porto há só algumas nacionalidades neste momento. Há principalmente brasileiros que não são muito diferentes dos portugueses e depois pessoas da França ou da Espanha que pertencem à mesma cultura. Nunca encontrei pessoas que são falantes nativos de inglês. Também não me lembro de encontrar muitas pessoas da Asia ou de países africanos que não eram colónias portuguesas antigamente.

Devo fazer uma crítica primeiro, porque sou francês e não me consigo controlar. Agora vou escrever o que eu concordo mais.

Acho que o autor escreveu « municípios de média dimensão » para falar das todas as cidades no concelho do Porto excepto a cidade do Porto. Mas acho que a característica que acho mais importante sobre o Porto é que é um cidade de importância europeia com uma média dimensão. Não há bairros muito diferentes no Porto e todos os bairros formam um unidade coerente. É possível conhecer bem todas as partes da cidade e ir aí frequentemente em pouco tempo. Temos a impressão de fazer parte duma única comunidade.

A arquitetura dos edifícios é maravilhosa, especialmente no centro do Porto. Eu lamento que a reabilitação dos prédios mais antigos tenha parado na minha opinião. Penso que por causa da especulação imobiliária os predios abandonados são tão caros que não vale a pena comprá-los para fazer uma reabilitação para viver, mesmo só para fazer Airbnb. Por isso, há muitos prédios bonitos que ficam abandonados no centro.

E concordo cem por cento que o « município » do Porto é muito caro. 2,854 euros por metro quadrado é um valor médio. Acho que nos bairros interressantes é fácil o dobro. Os frances pensam que o Porto é bairrato. Os preços do Porto não representam o Portugal. Acho que o Porto e Lisboa pertencem a um país diferente do resto de Portugal.